Nomenclatura dos Elementos Químicos

por Iara Bolina

 

A nomenclatura dos elementos químicos é extremamente diversificada, pois alguns levam o nome de corpos celestes ou de seres mitológicos e outros têm a ver com a cor e o lugar geográfico onde foram encontrados, entre outras características.

1

Os primeiros elementos químicos descobertos foram ouro, prata, estanho, mercúrio, cobre, chumbo, ferro, enxofre e carbono. Os seus símbolos são originados dos seus nomes escritos em latim: aurun (ouro), argentum (prata), ipsum (carbono), stanum (estanho), ferrum (ferro), sulphore (enxofre), etc.

As primeiras nomenclaturas dos elementos não obedeciam a uma regra definida, mas eram dadas de modo aleatório pelos pesquisadores que os descobriam: relacionavam-nos a minerais, planetas, estrelas, o local onde foram encontrados e suas características físicas ou químicas. Inclusive, os nomes de alguns têm origens bem interessantes e diferentes, como o caso do níquel, manganês e ununhéxio.

  • Níquel: Os mineiros alemães encontraram um minério muito parecido com o cobre, porém o cobre tingia os vidros de azul, enquanto que esse novo metal tingia-os de verde. Como eram supersticiosos, alguns desses mineiros começaram a chamá-lo pelo nome deKupfer-nickel, que significa “cobre do Velho Nick”, isto é, “cobre enfeitiçado pelo Diabo” ou “cobre falso”. Mesmo depois de se descobrir que esse era na verdade um novo elemento, ele continuou a ser chamado de nickel ou níquel, em português (FOGAÇA, 2016).

3

  • Manganês: O manganês levou o nome por engano: seu minério foi confundido com a magnetita. A magnetita, por sua vez, herdou o nome de Magnes, suposto pastor grego que a teria descoberto (FOGAÇA, 2016)

4

  • Ununhéxio: Cada algarismo do número atômico destes últimos elementos foi convertido em uma “sílaba” do seu nome. O algarismo 1, por exemplo, se torna “un”, e o 6, “héxio”. Então o elemento de número 116 virou “ununhéxio” (TOMA E OLIVEIRA, 2016).

 

O significado dos nomes de alguns elementos também remete a suas características físico-químicas, como

  • o ouro, que significa amarelo;
  • a prata, que significa brilhando;
  • o carbono, que significa carvão;
  • o estanho, significa fácil de fundir.

 

Outros elementos, por sua vez, foram homenageados com os nomes de cientistas. Veja a figura abaixo:

2

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/upload/conteudo/images/nomes-de-elementos-e-cientistas.jpg

 

Além de ser uma referência ao físico e químico Ernest Rutherford, uma outra curiosidade sobre o rutherfórdio é que, como os pesquisadores que descobriam ou criavam um elemento tinham o direito de nomeá-lo, esse elemento era também chamado de kurchatóvio, uma homenagem ao físico soviético Igor Kurchatov. Devido a esses e outros problemas, a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) determinou, em 1947, que, após provada a existência de um novo elemento, os cientistas envolvidos na pesquisa poderiam sugerir um nome para o átomo, porém somente a Comissão de Nomenclatura em Química Inorgânica (CNIC) poderia fazer uma recomendação ao Conselho da IUPAC, que tomaria a decisão final. Enquanto o nome não é escolhido, o elemento em questão recebe um nome provisório, derivado do seu número atômico.

 

Gostou? Quer saber mais sobre o assunto? Confira nossas fontes abaixo!

Fontes:

Toma, Henrique E. e de Oliveira, Luiz Antônio Andrade. “Qual a Origem dos Nomes dos Elementos Químicos?”. Disponível em http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-origem-dos-nomes-dos-elementos-quimicos, 2016.

Fogaça, Jennifer Rocha Vargas. “Origem dos Nomes e dos Símbolos dos Elementos”. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/quimica/origem-dos-nomes-dos-simbolos-dos-elementos.htm, 2016.

Adélio A. S. C. M. Machado, Bernardo J. Herold, João Cardoso, Joaquim Marçalo, José Alberto L. Costa, Maria Clara Magalhães, Maria Helena Garcia, Olivier Pellegrino, Osvaldo Serra, Roberto B. Faria e Rui Teives Henriques. “Os Nomes dos Elementos Químicos”. Disponível em http://www.spq.pt/magazines/BSPQ/649/article/30001596/pdf, 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s